top of page

O gato persa: conheça mais sobre eles

  • Foto do escritor: Victoria Costa - Admin
    Victoria Costa - Admin
  • 12 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de jun. de 2018



História

O tão conhecido gato persa é uma das raças mais antigas e tradicionais da Turquia. São esses gatos que decoraram as salas da rainha Victoria e é um dos gatos mais desejados por crianças. A história da origem da raça persa não foi registrada, sabe-se que ela já existe a séculos. As primeiras gerações de criadores definirão o padrão que se da ao Persa ate hoje, desde 1800 eles têm escolhidos animais com a=cabeças mais arredondadas, orelhas menores, narizes mais curtos, olhos maiores e uma pelagem mais densa e grande possível. Os persas de antigamente já não se parecem muito com os atuais.


Personalidade

Uma das mais antigas raças de gato, também chamado Longhair, ou Shiraz (Shirazi). Os Persas têm por natureza um comportamento doce e gentil o que o faz ser desejados pela maioria das famílias. Eles preferem os ambientes mais calmos e suaves, não se adaptam bem a um lugar muito barulhento ou a brincadeiras que fazem muito tumulto. Não possuem o habito de se comunicar miando, mas é muito comum da raça se expressar pelos seus olhos grandes e específicos. Preferem a segurança do solo, dificilmente fica calmo quando carregado e não é do seu feitio ser encontrado pulando em estantes ou em lugares mais altos para descansar, são animais que gostam de brincar, mas fica igualmente felizes em ficar em seus lugares favoritos da casa. Não é um gato que exige atenção total do dono, sendo mais independente do que outras raças de companhia.


Traços

Os persas são gatos de médio para grande porte com uma musculatura bem desenvolvida, possuem pernas relativamente encurtadas. São braquicéfalos sua cabeça é redonda com expressões suaves e doces, os seus olhos são redondos com a cor de cobre dando uma maior harmonia ao seu rosto os Persas mais ideais possuem a cabeça e um queixo mais redondo possível e um corpo mais quadrado sendo balanceado por uma cauda curta e grossa. Seus olhos devem ser limpos diariamente, pois como são grandes podem atrair muitas sujeiras e patógenos.

O seu casaco de pelos longos e espessos que recaem sob todo o seu corpo é a marca registrada da raça. Esses pelos levam tempo do seu tutor para serem mantidos, precisam ser penteados diariamente com um pente de metal e precisam de banhos com mais frequências para manterem o brilho do pelo. Cada cor padrão da raça tem uma textura diferente que requer cuidados especiais. Existe suas texturas principais que são as cores vermelho e preto que é mais brilhante do que as outras cores. os de cores brancas podem ter qualquer tipo de textura de pelo.


Fontes consultadas:

https://www.tica.org/en/cat-breeds/item/249-persian-introduction

http://cfa.org/Breeds/BreedsKthruR/Persian.aspx

http://www.unigat.com/single-post/2017/05/21/O-gato-PERSA-PERSIAN

 
 
 

Comments


© 2018 by Catfying Saúde e Comportamento Felino

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
bottom of page