top of page

O perigo de anticoncepcionais em gatas

  • Foto do escritor: Victoria Costa - Admin
    Victoria Costa - Admin
  • 17 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de jun. de 2018

O uso de anticoncepcional em animais é mais comum do que podemos imaginar, por ser o método mais “em conta” para o bolso do tutor, de fácil acesso e rápido. Entretanto o que eles não sabem é que o seu uso pode trazer vários riscos a saúde do animal.


Os anticoncepcionais são substâncias de ação parecida com o hormônio da progesterona natural, mas de um efeito mais duradouro. Podendo ser encontrado em comprimido ou injetável, tem como efeito adiar ou suspender o cio da gata, sendo o mais utilizado injetável pela dificuldade em medicar felinos com comprimidos. E mesmo em doses balanceadas por um médico veterinário pode oferecer graves efeitos colaterais, como: piometra, neoplasia mamaria, distocia e fetos enfisematosos.


Neoplasia mamária em gatas

A progesterona em excesso pode provocar aumento na produção e acúmulo de grandes quantidades de fluídos dentro do útero. Dando-o mais facilidade para contrair infecções bacterianas. O excesso de progesterona junto com a infecção pode levar a ocorrência de piometra, que é um dos sintomas mais frequentes em animais que utilizam anticoncepcionais como método contraceptivo. Outra patologia que pode ocorrer devido o mau uso da progesterona em grande quantidade é a neoplasia mamária onde se é presente massas tumorais benignas e malignas. Em muitos casos o tutor aplica o medicamento sem saber se a gata está prenhe ou ainda no cio, e no caso do animal já está prenha, o anticoncepcional irá inibir as contrações abdominais e uterinas impedindo a dilatação do útero e levando Fetos Enfisematosos que nada mais é que a morte e retenção dos fetos.


Desta forma ressaltamos a grande importância da castração do animal e não da aplicação de remédios contraceptivos. A castração diminui grande parte do risco do animal desenvolver câncer de mama, piometra e outras infecções uterinas e mamarias. No caso de uso de substâncias anticoncepcionais procure um médico veterinário, quanto antes for feito exames clínicos para diagnosticar se há alguma das patologias acima mais fácil e eficaz será o tratamento. Não medique seu animal sem a orientação de um especialista.



Fontes consultadas:




 
 
 

Commentaires


© 2018 by Catfying Saúde e Comportamento Felino

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
bottom of page