Enriquecimento ambiental para o seu bichano
- Victoria Costa - Admin
- 13 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Como melhorar o ambiente
Em busca constante de melhores condições de vida para os gatos domésticos, a identificação e introdução de estímulos para o bem-estar físico e psicológico do animal são de extrema importância para o desenvolvimento animal.
O enriquecimento ambiental é uma prática que consiste na aplicação de métodos que simulam os estímulos para a execução de comportamentos naturais em nossas casas e apartamentos. Situações criadas para que os sentidos dos felinos possam expressar seus comportamentos são essas:
Formas animadas: Interação gato-gato, gato-homem e outros animais.
Formas inanimadas: Utilização de brinquedos como bolinha de guizo e varinhas de pena que estimulam sua atividade diária.
Fontes de águas correntes passam ao gato uma sensação de fonte líquida confiável para seu consumo.
Uso de alimentos como rações e sachês podem ser ótimas opções para o adestramento do animal. Objetos que permitem esconder as rações forçam situações para que os gatos se esforcem para se alimentar.
Enriquecimento físico estrutural: utilizado através da colocação de esconderijos e arranhadores. Esconderijos podem ser feitos de simples caixas de papelões, enquanto arranhadores podem ser horizontas e verticais, podendo variar de lugar e altura.
Enriquecimento sensorial: melhora do bem-estar-animal a partir de brincadeiras e desafios que estimulam o olfato, visão e audição.
Considerações Finais:
Animais que passam muito tempo em confinamento apresentam alterações comportamentais como agressividade excessiva, depressão, arranhadura em móveis e marcação de território com urina e fezes.
A relação interativa entre gato e tutor é fundamental para o comportamento e saúde do animal ao longo de sua vida, cuidados essenciais para tornar seu ambiente o mais próximo da sua natureza instintiva e ao mesmo tempo seguro, promoverão efeitos positivos em seu bem-estar.
RIBAS, L. T. Enriquecimento ambiental. revista Pet News Edição de número 26 Ano III (Abril/Maio de 2013), São Paulo, v. 7, n. 2, p. 45-70, 2011. Disponível em: < http://portalmedicinafelina.com.br/enriquecimento-ambiental/. Acesso em: 14 maio. 2018.
Oliveira, Adriana Sicuito de, Uso do espaço de gatos confinados: O papel modulatório do enriquecimento ambiental. 2012. 80f. Dissertação de Pós-Graduação – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2012.
Comments