Clínica amiga do gato | Cat friendly practice
- Victoria Costa - Admin
- 29 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Os gatos têm se tornado a nova tendência mundial, cada vez mais os tutores têm se dedicado à saúde e bem-estar dos seus pets felinos. Para suprir essa demanda mais exigente, eis que surge um novo padrão de qualidade no atendimento ao paciente felino em clínicas veterinárias: Cat Friendly Practice ou Práticas Amigáveis ao Gato.
Sabe-se que o gato é um animal muito susceptível ao estresse, e a ida ao veterinário pode ser um momento até mesmo traumático para o felino, dificultando também o trabalho do médico veterinário. O gato pode se tornar agressivo durante as visitas e muitas vezes agravar quadros patológicos, como é o caso de animais portadores do vírus da leucemia felina (FELV) ou do herpes vírus. O estresse aumenta o nível de cortisol endógeno no organismo, a consequência disso é a queda da imunidade, abrindo a porta para patologias atuais se desenvolverem mais facilmente e para infecções oportunistas.
A American Association of Feline Practitioners (AAFP), é uma associação americana criada na década de 70 que vem se dedicando a medicina felina desde então. Tornou-se pioneira no estudo do atendimento clínico de pacientes felinos, fornecendo guias para médicos veterinários de todo o mundo sobre como tornar a ida ao veterinário menos estressante e mais confortável ao animal, utilizando as práticas amigáveis ao gato. A AAFP hoje fornece certificados garantindo a qualidade no atendimento ao paciente felino, tais clínicas são comumente chamadas de “clínicas amigas do gato”. No Brasil já existem clínicas que possuem essa certificação, clique aqui e pesquise a clínica mais próxima de você.
Veja o vídeo da Susan Little, médica veterinária referência mundial em medicina felina e presidente da AAFP (vídeo em inglês com legendas em inglês):
Segundo a AAFP, práticas simples como segregação de ambientes para cães e gatos na clínica, profissionais treinados para manejar com mais cuidado e respeito o animal, áreas de internação que proporcionem conforto, espaço e segurança e até mesmo a utilização de odores análogos ao odor facial felino (FELIWAY®), podem reduzir e muito o nível de estresse durante a visita ao veterinário.
Veja alguns exemplos de práticas amigáveis ao gato:
Bibliografia consultada:
LITTLE, Susan E., The Cat: Clinical Medicine and Management, St. Louis: ELSEVIER, 2012.
https://www.catvets.com/ Site da American Association of Feline Pactitioners.
Comments